Apoios à Contratação

Os apoios à contratação agregam um conjunto de medidas que consistem na atribuição de apoios financeiros às empresas que celebrem contratos de trabalho. Conheça as principais medidas.
Contrato Emprego
Promoção de Igualdade de Género

Apoios à Mobilidade Geográfica

Apoios financeiros aos desempregados que celebrem contratos de trabalho ou criem o seu próprio emprego e cujo local de trabalho implique a sua mobilidade geográfica.
Mobilidade Geográfica


Cheque Formação

Esta medida tem como objetivo principal o incentivo à formação profissional, constituindo-se como um instrumento potenciador da criação e da manutenção do emprego e do reforço da qualificação e empregabilidade.
Cheque Formação

Empreendedorismo

Consiste na atribuição de apoios a projetos de emprego promovidos por beneficiários das prestações de desemprego, através da antecipação das prestações de desemprego, desde que os mesmos assegurem o emprego, a tempo inteiro, dos promotores subsidiados.
Criação do Próprio Emprego
Criação de Empresas
MicroCrédito
Investe Jovem

Contrato Emprego-Inserção

Realização de trabalho socialmente necessário que satisfaça necessidades sociais ou coletivas temporárias, no âmbito de projetos promovidos por entidades coletivas públicas ou privadas sem fins lucrativos, durante um período máximo de 12 meses.
Contrato Emprego-Inserção
Contrato Emprego-Inserção +

Emprego Jovem

Desenvolvimento de experiências práticas em contexto de trabalho por equipas de jovens tendo em vista melhorar as suas condições de integração socioprofissional.
Emprego Jovem Ativo

Estágios

Medidas que proporcionam experiências de formação prática em contexto de trabalho e promovem a inserção profissional dos seus beneficiários.
Estágios Emprego
Reativar

Incentivo à aceitação de ofertas

Apoio financeiro aos desempregados titulares de prestações de desemprego que aceitem ofertas de emprego apresentadas pelo IEFP ou se coloquem pelos próprios meios, com uma remuneração inferior ao valor da prestação de desemprego que se encontram a receber.
Aceitação de ofertas

Promoção das Artes e Ofícios

Promoção de apoios à capacitação de pessoas para trabalharem neste setor, ao estímulo do empreendedorismo e da contratação de trabalhadores e à promoção e comercialização de produtos artesanais.
Programa das Artes e dos Ofícios
Formação Artes e Ofícios
Estímulo Artes e dos Ofícios
Investe Artes e Ofícios
Promoção Artes e Ofícios

Reabilitação profissional

Conjunto integrado de medidas que visam apoiar a qualificação e o emprego das pessoas com deficiência e incapacidade que apresentam dificuldades no acesso, manutenção e progressão no emprego.
Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade
Apoio à Colocação
Estágios de Inserção para Pessoas com Deficiência e Incapacidade
Contrato Emprego-Inserção para Pessoas com Deficiência e Incapacidade
Emprego Protegido
Emprego Apoiado em Mercado Aberto
Financiamento de Produtos de Apoio
Marca Entidade Empregadora Inclusiva